Mediação

Conheça as diferentes formas de gestão de conflitos:

Mediação  

ConselheiraÉ um processo voluntário, autocompositivo e não adversarial em que um terceiro neutro e imparcial, devidamente capacitado, escolhido ou aceito pelas partes, restabelece a comunicação entre os mediandos. O mediador estimula, auxilia as pessoas a identificarem seus interesses e necessidades, não sugere, ele amplia as possibilidades de opções para soluções criativas, com ganhos mútuos e que preservem o relacionamento entre elas. O Sigilo e a confidencialidade são princípios da mediação, tanto para o mediador, quanto para os participantes.


Conciliação  

conciliaçãoÉ um meio adequado de resolução de solução de conflitos, autocompositivo e não adversarial. Tem como objetivo estimular a corresponsabilização pelas escolhas feitas e incentiva a cultura de pacificação. O conciliador é um terceiro imparcial, profissional devidamente qualificado, escolhido ou não pelas partes, pode sugerir e formular propostas, facilita a comunicação e o diálogo, auxilia as pessoas a fazerem concessões mútuas no sentido de chegarem ao acordo. O procedimento conciliatório é indicado para relações circunstanciais e compostas de um único vínculo.


Negociação

negociaçãoÉ um processo de comunicação bilateral com o objetivo de chegar a uma decisão conjunta (Fisher & Ury). O método de Havard de Negociação é bastante utilizado, com base em quatro princípios: Pessoas: Separe as pessoas do problema; Interesses: Concentre-se nos interesses e não nas posições; Opções: Crie uma variedade de possibilidades antes de decidir o que fazer e Critérios Objetivos: Insista em que o resultado tenha por base algum padrão objetivo.

 

 


 

 


© 2014 SDMediar - Solução de conflitos. Todos os Direitos Reservados.