07/09/2016 – Guará e Igarapava recebem unidades de Cejusc
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) nas comarcas de Guará e Igarapava, no último dia (29). O coordenador da 38ª Circunscrição Judiciária (Franca), desembargador Cláudio Hamilton Barbosa, representou o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, nas duas solenidades. Com essas instalações, o TJSP atinge 179 unidades em funcionamento.
O desembargador destacou a importância dos Cejuscs como instrumentos de aproximação entre as estruturas judiciárias e a população. “O Cejusc é um instrumento de fundamental importância na busca de celeridade e efetividade pelo Poder Judiciário”, afirmou.
Guará
A unidade funciona na Rua Carlos de Campos, 260 – Centro, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. O juiz diretor do fórum e coordenador do Cejusc, Adriano Pugliesi Leite, destacou que no litigio judicial existe a ideia de vencedor e vencido, enquanto na conciliação todos são vencedores – o que significa diálogo e construção de uma solução pelas próprias partes, a chamada autocomposição. Ressaltou também a importância do Cejusc em questões pertinentes à cidadania, como informações ao jurisdicionado, oficinas de parentalidade e Justiça Restaurativa. “Os mutirões temáticos contribuirão para a efetividade e o descongestionamento de demandas judiciais”, afirmou.
Também fez uso da palavra o prefeito de Guará, José Antonio Youssef Abboud.
Prestigiaram a solenidade a promotora de Justiça da Comarca de Guará Débora Anderson; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Guará, Sadão Ogava Ribeiro de Freitas; o delegado de policia seccional de Guará, Rafael de Paula Leão Andreo; o comandante do 2º pelotão da 3º Cia da 15ª BPM–I 2º, sargento PM Carlos Henrique Luz; o presidente da Associação Comercial de Guará, Roberto Carlos Abboud; servidores e convidados.
Igarapava
A unidade funciona no fórum local (Rua Capitão Antônio Augusto Maciel, 130 – Centro), de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
Fizeram uso da palavra o juiz coordenador do Cejusc, Clóvis Humberto Lourenço Júnior e o juiz diretor do Fórum de Igarapava, Matheus de Souza Parducci Camargo.
Também prestigiaram o evento o juiz diretor do Fórum de Guará, Adriano Pugliesi Leite; o prefeito de Aramina, Luiz Fernando dos Santos; o prefeito de Buritizal, David Abmael David; o presidente da Câmara Municipal de Aramina, vereador Saulo Silva Baptista; os promotores de Justiça da Comarca de Igarapava Adriano Vanderlei Mellega e Dilson Santiago de Souza; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Igarapava, Gilcélio de Souza Simões; o delegado de polícia de Igarapava Jucelio de Paula Silva Rego; o comandante do 15º BPM-I 1º, tenente PM Vitor Manuel andrade de Matos Filho; servidores e convidados.
Cejuscs
As unidades atendem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito.
O interessado procura o Cejusc para uma tentativa de acordo e sai com a data e o horário que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / Cejusc Guará (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br
Fonte: TJSP