Tribunal capacita sobre conciliação nas relações de consumo
21/07/2015
Cerca de 50 técnicos do Procon, órgão no Amapá que age na Proteção e Defesa do Consumidor, e servidores da Justiça do Amapá participaram, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), de curso de capacitação em conciliação e mediação denominado de “Técnicas de Conciliação e Negociação nas Relações de Consumo.
O evento foi realizado dos dias 15 a 17 de julho pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/TJAP – NUPEMEC, sob a apresentação de Sônia Ribeiro e Conceição Meireles, ambas facilitadoras da entidade.
“A demanda do Procon será canalizada para as nossas centrais de conciliação. E isso vai exigir a disponibilidade da estrutura dos núcleos conciliatórios nos Fóruns das comarcas ao Procon. Assim, é fundamental o aprimoramento das técnicas de conciliação e negociação nas relações de consumo”, explica Sônia Ribeiro.
A capacitação foi resultado da parceria entre o Judiciário e o Procon, com objetivo de aprimoramento das técnicas da área da conciliação e negociação nas relações do consumidor. Devido ao grande volume de reclamações sobre o tema, as centrais de conciliação abrirão espaço no Procon para realizar audiências pré-processuais de consumo.
No encerramento do evento, a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, falou da importância do curso, na medida em que serve para aprimorar o conhecimento profissional. “Muita coisa do que aprendemos, com o passar do tempo cai no esquecimento, o que é natural. Eventos dessa importância resgatam esse aprendizado e nos ajudam a melhorar as ações do dia a dia. Parabéns a todos porque demonstraram tamanho interesse”.
O curso serviu, ainda, para a criação do Comitê Gestor das Relações de Consumo que será formado por integrantes do Judiciário, Procon, Promotoria de Justiça do Consumidor e Defensoria do Consumidor para gerir, conjuntamente, questões de natureza do consumidor em todo o Estado.
Ao final, a presidente do TJAP entregou um brinde a servidora do Juizado Especial de Santana, Flávia de Paula Duarte, por ter obtido o melhor resultado em dinâmica de conciliação por ocasião do curso.
Fonte: TJAP