Assembleia poderá instalar núcleo de mediação de conflitos
Parlamentares e membros da sociedade deverão atuar com propriedade nas discussões estabelecendo a utilização de métodos como a conciliação e a mediação
MARIA NASCIMENTO TEZOLIN/Secretaria de Comunicação
Depois dos órgãos de defensoria da área da justiça, agora o legislativo também pode vir a ter um núcleo para atuar na mediação de conflitos vividos em nosso estado. Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que visa à criação de um Núcleo de Administração de Conflitos.
“A meta é atuar no sentido de ajudar na prevenção e solução dos conflitos sociais, econômicos e políticos que surgirem no estado de Mato Grosso”, justificou o deputado Dilmar Dal Bosco, autor da proposta.
O núcleo deverá possibilitar reuniões e discussões com diversos segmentos da sociedade mato-grossense envolvidos em litígio com objetivo de se chegar a um acordo que proteja os seus reais interesses.
“Nossa proposta é promover uma maior integração e mediação desta Casa de Leis nos assuntos relevantes na área da saúde, transporte, impostos, educação, segurança com a identificação das reais necessidades e interesses da sociedade, explorando as várias vias de solução para resolver problemas”, explicou Dilmar.
O núcleo deve agir de forma que os parlamentares e membros da sociedade possam atuar com propriedade nas discussões, estabelecendo a utilização de métodos como a conciliação e a mediação. Para isso, deve levar em conta as sugestões de qualquer órgão disposto a contribuir com a solução pacífica dos problemas que envolvam interesses coletivos.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação Social