Audiência de conciliação obtém acordo de R$ 17,5 milhões em Tocantins
O Judiciário de Tocantins celebrou acordo no valor de R$ 17.523.592,98, homologado há duas semanas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Nacional. O processo estava em tramitação no 1ª Vara Cível. “Esse acordo representa o trabalho da equipe do Cejusc e a crescente tendência da conciliação e da implantação de uma cultura para a resolução de conflitos por vias não judiciais”, disse o coordenador do Centro Judiciário, juiz Adhemar Chúfalo Filho.
Uma das responsáveis pela homologação do acordo foi a conciliadora Daniela Guimarães Sales, que presidiu a audiência. “Um acordo deste patamar demonstra que a conciliação vem ganhando mais espaço, onde as partes processuais têm buscado uma solução na medida em que atenda suas necessidades e todos saem satisfeitos”, avaliou.
Atualmente, o Judiciário tocantinense conta com cinco unidades dos Cejuscs, que estão voltados ao tratamento adequado de conflitos através de mediação e conciliação. Além de apoiar os Cejuscs já existentes, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) também trabalha na criação de novas unidades, adequando a estrutura do Judiciário às alterações legislativas introduzidas pela Lei da Mediação e pelo Novo Código de Processo Civil (CPC).
“O Nupemec está trabalhando pela melhor estruturação dos Cejuscs existentes e pela criação de mais nove nas comarcas de 3ª Entrância no ano de 2016, com possibilidade de realização do trabalho na modalidade itinerante”, ressaltou a coordenadora no Núcleo, juíza Umbelina Lopes.
Fonte: TJTO