Ceará estuda instalar 98 centros de solução de conflitos no interior
Foi inaugurado, na manhã de terça-feira (12/4), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Maracanaú (CE). A finalidade é aumentar a economicidade e efetividade na resolução e prevenção das demandas judiciais. O diretor do fórum local, juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, inaugurou a unidade.
Há mais de um ano, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) incentiva a criação dos centros em todas as comarcas do estado, mesmo que os Cejuscs não possuam estrutura própria. Atualmente, existem 98 portarias de criação de centrais em comarcas do interior.
Em Maracanaú, a central de conflitos funciona na estrutura do próprio fórum, com servidores destacados para a área. Segundo o magistrado, a implantação do Cejusc imprime uma cultura de conciliação, além de propor uma maior celeridade processual. Estiveram presentes na inauguração o corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva e os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Mirian Mota Randal Pompeu e Demetrio Saker Neto.
Fonte: TJCE