ONU quer mecanismo para deter conflitos em Darfur e todo o Sudão
Com mais mediadores, estrutura nova e harmonizada foi proposta pelo chefe da operação da paz na área sudanesa; mecanismo seria liderado pelo antigo presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
A Missão da ONU e da União Africana em Darfur, Unamid, recomendou a união dos esforços de mediação para deter os conflitos que ocorrem tanto na área como em todo o Sudão.
A proposta foi avançada pelo chefe da operação das Nações Unidas, Mohamed Ibn Chambas, ao Conselho de Paz e Segurança da União Africana.
Mecanismo
Chambas quer que as intervenções sejam unificadas no que chamou de “mecanismo robusto”.
Falando a jornalistas, esta segunda-feira na capital sudanesa Cartum, o porta-voz da Unamid, Ashraf Eissa, disse que os esforços seriam liderados pelo Painel de Implementação da União Africana dirigido pelo antigo presidente sul-africano, Thabo Mbeki.
Conflitos
Em Darfur mais de 300 mil pessoas morreram devido a confrontos entre o governo, milícias aliadas e rebeldes. Em mais de 10 anos, o conflito na área situada a oeste deslocou cerca de 4 milhões de pessoas.
O terceiro maior país do continente também regista a atividade de movimentos insurgentes em vários estados do leste e do sul do país.
Liga Árabe
As outras partes a serem envolvidas seriam os enviados especiais da ONU para o Sudão e Sudão do Sul, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, Igad, e a liderança da Liga Árabe.
Em termos de segurança a missão realça que apesar da redução de confrontos entre o governo e os rebeldes há um aumento da criminalidade. De acordo com os registos, houve um “alarmante número de desalojados” no último trimestre em Darfur.
Vítimas
Entre as áreas de maior tensão está o acampamento de Kalma na área de Darfur do Sul. Na semana passada, os atos levaram a Unamid a pedir a investigação minuciosa de um incidente com um número indeterminado de vítimas.
Cerca de 400 residentes estiveram envolvidos num protesto contra o governo que levou a distúrbios que culminaram com tiros contra os manifestantes.
Mali e Líbia
A Unamid saudou a iniciativa de diálogo nacional lançada pelo governo sudanês, e pediu ao mundo que as tensões em países como o Mali e a Líbia não desviem as atenções quanto ao Sudão.
A par das funções na Unamid, Chambas representa o secretário-geral e lidera os Escritórios das Nações Unidas para a África Ocidental desde este mês.
Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2014/09/onu-quer-mecanismo-para-deter-conflitos-em-darfur-e-todo-o-sudao/#.VBe7y00tCM8