Mediação de conflitos e convivência pacífica são temas de formação para professores
Curso terá participação de 120 educadores que trabalham com a Política Articulada de Educação da Paz
Professores da rede municipal de Educação participam nesta quarta-feira, 3, do 3° módulo do Curso de Mediação de Conflitos e Convivência Pacífica. O encontro formativo será realizado no auditório da área I, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ao todo, foram disponibilizadas 120 vagas para profissionais da educação, entre professores e trabalhadores administrativos.
O curso visa instrumentalizar mediadores para os locais de trabalho por meio da ampliação de estratégias e formas de resolutividade pacificas. A carga horária de 64 horas/aula inclui a adoção de metodologia qualitativa e transdisciplinar, por meio de exposições teóricas, dinâmicas interativas, simulação e estudo de casos, bem como a elaboração de projeto de trabalho.
A Secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida, considera o processo de mediação fundamental para a resolução de problemas. “Instigar a abordagem pacífica de conflitos é imprescindível para criar um espaço de colaboração e diálogo entre alunos, professores e comunidade escolar”, defende.
Educação da Paz
Fruto da parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Política Articulada de Educação da Paz (Epaz), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), a ação formativa seguirá cronograma de atividades e local de realização das aulas já definidos e divulgados no site da Epaz. Mais informações pelo 3524-8919 ou epazsmegyn@gmail.com.
A proposta da Epaz estende-se às 344 instituições educacionais da Prefeitura de Goiânia e atende às Diretrizes Nacionais para a Educação da Paz em Direitos Humanos, estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação em 2012, cuja finalidade é promover a educação para a mudança e transformação social.
De acordo com Genivalda Cravo, coordenadora da Epaz, a prefeitura tem ampliado os meios de prevenção, atendendo à primeira prioridade apresentada pelo Plano Municipal de Segurança. “Entre os desafios, contribuímos para reduzir conflitos e prevenir todas as formas de violência, com foco em uma perspectiva pacífica”, explica ela.
Serviço
Assunto: Curso de Mediação de Conflitos e Convivência Pacífica
Local: Auditório da área I da PUC, Setor Universitário
Data: 3 de setembro
Hora: 7h30, 13h30 e 19h
Contato: Assessoria de Comunicação – SME
Lívia Máximo, da Editora de Educação – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)