Negociações na Conciliação superam R$ 435 mil e número
A IV Semana de Conciliação, realizada de 11 a 15 de agosto, promoveu 296 audiências motivadas por empresas e consumidores, com o objetivo de solucionar conflitos de forma pacífica. O número foi 54% superior em relação à edição passada, que realizou 192 audiências. Ao todo, as negociações somaram R$ 435.871,00.
Conforme, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a taxa de sucesso da edição 2014 foi de 83%, resultado da soma de acordos das audiências e também de negociações feitas diretamente nos estabelecimentos participantes do evento. Além das audiências promovidas, foram agendadas 117 novas sessões para agosto e setembro.
Apesar de as dívidas serem os problemas mais comuns, qualquer tipo de conflito pode ser resolvido, como questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos, em condomínios, entre sócios e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação). “Queremos estabelecer a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. Mesmo com o fim do evento os trabalhos continuam” explicou o presidente Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem de Campo Grande (CBMAE), Roberto Oshiro.
A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos, pois acontece sem a interferência de advogados e oferece total segurança jurídica, já que o acordo é aprovado pelo juiz. É um método em que um conciliador tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de divergências, com neutralidade e imparcialidade.
A IV Semana de Conciliação também teve finalidades sociais com a arrecadação de 114 latas de leite em pó para a instituição filantrópica Cotolengo.
Como conciliar
O cidadão deve apresentar-se diretamente na secretaria da Câmara Brasileira de Mediação, munido de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e – em caso de pendência financeira, extrato da negativação do SCPC – qualquer documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, fatura, boleto, etc.).
Serviço
Agendamento de audiências: 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Local: Rua 15 de novembro, 390, Centro.
Contato: (67) 3312-5062 e 3312-5063
fonte: http://www.cidadesms.com/noticias/78178-Negociacoes-na-Conciliacao-superam-R–435-mil-e-numero-.html